Alguns pais recebem da escola ou de um médico a indicação de que um psicólogo pode ajudar seu filho com algum problema específico, porém, quando essa indicação não vem, ou se não é um problema escolar ou de saúde,esta é uma dúvida comum: quando procurar terapia para meu filho?
Se esta também é uma questão para você, primeiro é importante entender melhor o que faz um psicólogo de crianças e adolescentes.Esse profissional ajuda a família a resolver problemas que possam impedir o desenvolvimento saudável e pleno de seus filhos;ele trabalha paralelamente com os pais e as crianças, com o objetivo de ensinar a todos novos comportamentos e novas formas de lidar com as situações desafiadoras.
Um bom termômetro para avaliar se é necessária ajuda profissional é refletir sobre o quanto prejuízo este comportamento está trazendo para a vida dele. Por exemplo, a timidez não é um problema por si só, porém se esta timidez impede a criança de conviver com outras crianças e adultos importantes, então a terapia pode ajuda-la. Alguns outros exemplos de comportamentos que podem demandar ajuda profissional são: agressividade (por exemplo bater em colegas ou nos pais), questões fisiológicas (fazer xixi ou cocô nas calças), agitação excessiva (“não parar quieto”), dificuldade em seguir regras ou fazer birra, humor deprimido (ficar muito quieto ou triste), dificuldade em lidar com suas emoções (fica muito irritado, por exemplo),manias ou hábitos prejudiciais (como por exemplo chupar o dedo ou roer unha), dentre várias outras questões possíveis.
Algumas dificuldades são comuns em determinadas faixas etárias: por exemplo, é esperado que crianças de aproximadamente dois anos não queiram dividir seus brinquedos com outras crianças, e isso não é motivo para buscar terapia. Da mesma forma, é natural que no início da adolescência meninos e meninas passem a buscar maior privacidade e mudem seu relacionamento com seus pais. Porém, se as dificuldades permanecerem por muito tempo, ou estiverem dificultando a vida da criança ou adolescente e da família, um profissional pode ajudar a identificar se é o caso de realizar um trabalho terapêutico.
Caso haja dúvida sobre a necessidade do atendimento psicológico, um psicoterapeuta de confiança pode te ajudar a compreender qual a melhor forma de lidar com suas questões. Cada família é única e especial, e o atendimento psicológico de cada uma também vai ser desta forma. O psicólogo pode orientar sobre diferentes maneiras de resolver um problema comportamental e pode ajudar a tornar a vida da família mais saudável e feliz.
Luiza Brandão – Psicóloga – CRP 06/112.440