É a sigla para o nome, em inglês, de AppliedBehaviorAnalysis, traduzindo: Análise do comportamento aplicada.

Trata-se de uma intervenção terapêutica e educacional para questões socialmente relevantes baseada em uma abordagem científica, chamada análise do comportamento. Portanto, de uma abordagem que pode ser usada em qualquer ambiente e com qualquer tipo de indivíduo, desde que socialmente relevante, como hospitais, empresas e clínicas.

Nos últimos anos, porém, a terapia ABA tem mostrado resultados significativos na intervenção com indivíduos com desenvolvimento atípico, entre eles o autismo. Por isso, tem se tornado um modelo de referência para o tratamento de crianças e adultos com tais diagnósticos.

Por se tratar de uma intervenção baseada em uma abordagem científica, todas as estratégias são fundamentadas em resultados de estudos de grande rigor científico. Ainda assim, cada indivíduo, é único e essa singularidade é sempre considerada no planejamento de cada intervenção. O plano de intervenção é sempre altamente individualizado, mesmo que, planejada para um contexto de grupo.

O foco da intervenção é construir uma ampla variedade de habilidades importantes no ambiente social da pessoa, como fala, conteúdos acadêmicos e comportamentos sociais e também diminuir problemas de comportamento que dificultem a interação com o mundo a sua volta.

O primeiro passo da intervenção é sempre a avaliação. A partir de relatos das pessoas mais próximas e de observações do indivíduo em ambientes arranjados e naturais, a equipe terá dados sobre o repertório comportamental daquela pessoa, o que inclui habilidades já apresentadas que devem ser mantidas, habilidades deficitárias que precisam ser desenvolvidas e também comportamentos disruptivos que devem diminuir.

A partir dessa avaliação, será elaborado um PEI: Plano de ensino individual.

Trata-se de um documento com metas de curto, médio e longo prazo a serem alcançadas, em termos de repertório comportamental e estratégias que serão utilizadas para tal ensino.

Ao longo de todo o processo, avaliações constantes são realizadas para garantir os resultados e renovação de estratégias sempre. Nesse trabalho, a parceria entre equipe e família é fundamental para o sucesso.

Além disso, no caso de crianças, frequentemente estratégias, também são traçadas para a melhor inserção dessa pessoa em ambiente escolar, com a maior inclusão possível. O objetivo maior é sempre tornar o individuo o mais autônomo possível para que, no futuro, possa aprender e interagir de forma independente de adaptações e ajudas profissionais.

 

Por Ana Luiza Roncati

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